Conhecemos o Sr. Alfredo e a D. Júlia desde que comprámos o Terreno em Monte Arroio há 27 anos, onde construímos a nossa casinha de fim de semana.
Durante vários anos comprámos-lhes alguns produtos hortículas que o Sr. Alfredo cultivava na sua horta e hoje continuamos a conviver com a simpatia deste casal.
O Sr. Alfredo é um reconhecido poeta popular da freguesia de S. João das Lampas e é espantoso ouvi-lo recitar as composições cheias de criativiadade e humor (como aquela em que ele enuncia os apelidos mais interessantes de todas as aldeias e lugares da freguesia de S. João) algumas das quais chegam a demorar cerca de 10 minutos a serem recitadas, .
Não sabendo ler nem escrever memorizou estas composições quando as elaborou e ainda hoje, já com 91 anos, as recita.
Recentemente, em Abril deste ano, foi inaugurado o Parque Alfredo Alegre num espaço existente junto ao Largo do Lugar, homenageando assim a Freguesia o "seu"poeta popular.
Mas o que nos faz a nós gostar do Sr. Alfredo é, fundamentalmente a simpatia, a irradiante boa disposição, o sentimento que transmite que está de bom consigo e com aqueles com quem convive, qualidades sempre presentes desde que o conhecemos até hoje, quando já se encontra debilitado e com dificuldades em se movimentar. Mas memo assim mantem o ar garboso como a foto acima testemunha.