A caminho de Carrión de Los Condes, e logo à entrada da Vila, visitámos o Real Mosteiro de San Zoilo, onde ainda, após várias destruições, se destacam a portada românica dos séc. XI, XII, com colunas de mármore italiano da época romana (séc. II) e o retábulo maior da igreja completamente reconstruída nos sécs. XVI e XVII.
Os capiteis das colunas datam, presumivelmente, do ano 1100
São de referir ainda neste mosteiro a colecção de sarcófagos dos Condes e Infantes de Carrión, que datam dos séc. XI e XII,
e o Claustro do séc. XVI em estilo “plateresco”, com 389 esculturas (principais e secundárias)
Carrión del Condes tem várias igrejas dos séc. XII e XIII, com lindíssimos baixos relevos.
Mais a norte visitámos, em Cervera de Pisuerga, mais uma igreja medieval
com lindos retábulos com baixos relevos e pinturas
Em Aguilar del Campoo vimos, exteriormente, esta capela também medieval e românica (Sta. Cecília), recentemente reconstruída
Nesta Vila, após passearmos pela linda zona histórica
e de descansarmos na Plaza Principal,
depois de muito a termos filmado e fotografado
visitámos, ainda nesta localidade, o convento de Sta Maria La Real, que está historicamente documentado desde o séc. XI. O edifício, foi reconstruído na 2ª metade do séc. XX, e nele encontra-se sedeada uma “ Fundação de estudos do românics”
Antes de Saldaña, encontrámos esta linda capela, com aspecto de ter sido recentemente reconstruída
O objectivo da visita a Saldeña era ver a Praça Principal da zona histórica, referenciada como tendo grande valor histórico e arquitectónico.
E de facto assim é, só sendo a sua beleza prejudicada pelo facto de ser ali permitida não só a circulação automóvel como o estacionamento dos veículos!
Antes de chegarmos a Palência passámos por um mosteiro medieval que hoje é um albergue para os peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela e que, nesta rota, encontramos a todo o momento.