domingo, 31 de outubro de 2010

Exposições no CCB

Há cerca de 3 semanas vi a exposição dos gémeos brasileiros Gustavo e Rodolfo no CCB. Não lhe fiz referência imediata porque não podia ilustrá-la, dado que tirei as fotos com o tm e tive que aguardar que o Zé Miguel fizesse a passagem para o PC.

Pois esta exposição entusiasmou-me quase tanto como a da Joana Vasconcelos que vi, também no CCB este ano, julgo que em Abril. Mas da da Joana Vasconcelos, com muita pena minha, não tirei fotos e não posso ilustrar a exuberante criatividade da artista, que tanto me impressionou!

A propósito de Joana Vasconcelos vou colocar aqui as fotos que tirei de "Portugal a Banhos", peça temporariamente exposta no Terreiro do Paçoe que, segundo a artista, pretende mostrar que a a classe média (alta, parece-me) vai a banhos por todo o país, sem precisar de uma piscina. Ela, que é a autora, é que sabe o que pretende dizer, já que quer, de facto, passar uma mensagem com esta piscina....





Como eu digo muitas vezes,a natureza impressiona pela sua variada, imensa (às vezes esmagadora) e inesgotável beleza.Também, a criatividade humana não tem limites!

E o trabalho dos Gémeos é realmente diferente.Tendo começado como artistas de rua, esta exposição tem características muito próprias. Trata-se de instalações em duas salas.
Numa delas ( que foi a de que mais gostei), os seus desenhos integram-se numa instalação que, me parece, representar o ambiente das favelas das cidades brasileiras:










Não achei tão interessante as instalações e desenhos com e em em instrumentos musicais, aparalhagens de som, etc... que enchem a outra das salas, mas aqui ficam algumas fotos: