domingo, 14 de novembro de 2010

Passeios de Outono 2

2. Fim de semana nas Águas

Na última vez que estivemos nas Águas fomos, como é costume nesta altura do ano, à Serra da Malcata,
apanhar medronhos,


na mata sobranceira à fonte dos caçadores


e medronheiros para plantar (das dezenas que se plantaram apenas sobreviveram 2 ou 3, mas o Zé nunca deixa de tentar).


É sempre um passeio agradável, principalmente num dia calmo e de sol como estava.

Depois da colheita fomos dar um passeio, a pé, pelo caminho que desce em direcção à barragem, entre medronheiros de um lado


e urze do outro.


Depois, no sábado, e para comemorar o nosso 37º aniversário completado no dia 3 de Novembro fomos visitar a Guarda, com passagem por Belmonte.

Aqui, e como era nossa intenção, bebemos café numa esplanada. Encontrámos uma mesmo ao pé do Castelo



que tem uma vista maravilhosa sobre o vale


por onde, entre vinhas e pomares, corre o Zêzere



Depois de darmos uma voltinha pela Vila





e de fazermos algumas compras de produtos da zona, e com a resolução de lá voltarmos em breve, para a usufruirmos com calma e visitarmos os seus museus, fomos então até à Guarda. A intenção era visitar o centro histórico da cidade e ver como neste se integrava o Centro Comercial que aí foi recentemente construído.

O centro histórico é, de facto, muito interessante, como eu já sabia pelas voltitas que aí dei quando estive a trabalhar na Guarda. Mas está completamente desabitado. A vida que tem é-lhe dada por alguns estabelecimentos comerciais e sedes de associações várias.



O Largo da Sé é muito bonito.



designadamente ao anoitecer








Esta catedral, que começou a ser construída no séc. XIV, tem a característica muito "sui generis": a seguir à entrada principal tem uma escadaria descendente e depois ainda tem mais degraus nesse sentido (2 ou 3) no corpo da catedral. Segundo o funcionário do MC que nos prestou informações, esse facto deve-se à inclinação do terreno (a catedral que é fortificada está situada no cimo do monte) conjugado com a vontade (necessidade?) que estivesse voltada para Jerusalém.


Como só foi terminada no séc. XVI, identificam-se na Sé da Gurada 4 estilos: românico tardio, gótico, manuelino e renascença.



Quanto ao Centro Comercial fica do lado de fora da muralha da cidade medieval e não me pareceu que entrasse em choque com a envolvente, mas já só o visitei já à noite, e só foi possível tirar fotos do interior