Exteriormente imponente
com um jardim interior em que se pode apreciar a harmonia das fachadas interiores e a sua decoração, quer com estatuas, quer com pinturas ou azulejos bizantinos, segundo me pareceu.
e corredores com maravilhosas decorações
um hall imponente, como se pode constatar por este aspecto lateral
este é um fabuloso museu, do qual, em quase dia e meio, apenas vimos uma pequena parte.
Mas vimos coisas maravilhosas…
Logo no Hall estão expostas duas peças o mais distintas possível, mas ambas lindas
Começámos por ver as salas da Europa Medieval e Renascentista, que tem exposto um conjunto de peças maravilhosas.
Idade Média
A foto seguinte é de uma peça síria, salvo erro do séc. XIII, e é considerada uma das peças mais importantes do Museu.
Mas entre, meias, sapatos e túnicas do séc. XIII,
e crucifixos,
tudo me maravilhou, quer pela sua beleza quer pela informação histórica!
E que dizer destes tecidos e paramentos, também do séc. XIII?
e destes vitrais?
e destas iluminuras?
e desta colcha em algodão e seda?
e desta caixa em marfim , esmalte e ouro?
e do primeiro atlas, elaborado na idade média
(um pormenor do mesmo)
Renascença
Embora seja mais sensível à beleza da arte medieval, não sei também que dizer sobre as peças que vimos, expostas de uma forma em que a sua beleza sobressaía…
Sala de réplicas
De um varandim sobranceiro à sala em que as peças estavam expostas, vimos, já de uma forma muito apressada, um conjunto de réplicas, de muitas das obras consideradas como das mais relevantes da história da arte.
Esta sala correspondeu às preocupações didácticas do Museu. Reportando-se a sua criação a uma época em que a generalidade das pessoas não viajava, tinha como objectivo trazer a arte até elas.
E aqui está a coluna de Trajano ( dividida ao meio), que se encontra em Roma (inteira)
Pórticos de Igrejas
baixos-relevos
Nas salas da China
são numerosas, maravilhosas e diversificadas no que respeita aos materiais e épocas, as peças que o Museu tem expostas,
de cerâmica
(esta colecção de bules atravessa séculos, sendo o nº 16 desta colecção uma peça já de 2006, salvo erro)
marfim,
filigrana de prata
cobre esmaltado
tecido bordado (xaile)
estátutas (séc XII)
Nas salas do Japão predominam as peças lacadas
e os fatos e utensílios guerreiros
Repare-se que as bainhas de sabres e copos (protecção da mão) das espadas são também douradas e esmaltadas.
Também há várias vitrinas com os utensílios para “a cerimónia” de fumar (tudo lindamente decorado com esmaltes e dourados) e recipientes para o tabaco (pequenas bolsas e caixas)
Mas estão também expostas outras lindas peças de materiais diversos
Da Coreia vimos, entre outras,
peças lacadas
e de cerâmica
Da Tailândia vimos maravilhosas
peças decorativas
e esculturas, como este Buda do séc. X
Da Indonésia ( ilha de Java), maravilhou-me este altar baixo-relevo do séc. XV
E da Índia?
Coisas lindas, como este antiquíssimo tecido
Mas o acervo mais importante será um conjunto de estátuas e baixos-relevos do período 100 AC a 1500 DC
como a deusa mãe em terracota do 1º séc. AC
e estas maravilhosas estátuas, escolhidas entre muitas outras
ou este fabuloso baixo-relevo
Com a chegada dos europeus (portugueses) à Índia
os artesãos locais começaram a fazer peças várias com os materiais autóctones
bem como mobiliário e tecidos, quer para os portugueses lá residentes, quer para exportação, influenciando deste modo a Europa, em termos de moda e ambientes
Mas das salas orientais, são as dedicadas ao médio oriente islâmico que me pareceu reunirem o mais completo, diversificado e não sei se, também, o mais belo conjunto de peças.
Achei, ainda, entre aquelas que vimos neste Museu, que é também a melhor exposição, em termos de organização e informação.
E como escolher entre a quantidade enorme de peças belíssimas, e com significado histórico, correspondentes a diversas regiões e épocas?
Difícil escolha, esta.
Peças de vidro
e de cerâmica de Isnik
tecidos
"Nimbar" para o Sultão, Egipto séc. XVI
Mesa Isnik com tampo em cerâmica e com embutidos de madrepérola (séc.XVI)
Cerâmica "Safavida"
Manuscritos "Safavidas"
Arte Otomana
Paramento de padre arménio (1600-1650)
Bacia de mármore para abluções, Síria, 1277,
uma das peças mais lindas de entre todas as que vi neste Museu
Folhas manuscritas do Corão séc. IX e X
Lâmpadas de mesquitas, Egipto ou Síria, sécs. XIV
Arte secular
Jarro de rocha única de cristal, Egipto anos 1000-50