sábado, 22 de janeiro de 2011

Museu de Évora

Quando fomos ver a exposição "Primitivos Portugueses" no MNAA foi-nos referido que o esta tinha uma extensão no Museu de Évora, onde estava exposto o 7º módulo.

Decidimos que aproveitariamos este pretexto para mais um passeio ao Alentejo, com início na visita àquele museu.

E, assim, logo concretizámos o passeio no domingo seguinte.E valeu a pena!
O edificio, antigo palácio episcopal, situa-se entre a Catedral


e o Templo de Diana


Sondagens arqueológicas mostraram que sob os seus alicerces se situa parte do pavimento do forum romano, algumas habitações do período islâmico e uma zona de sepulturas medievais



Parte importante do espólio do Museu é por escultura arquirectónica e tumulária dos séculos XIX a XVI proveniente de conventos e edifícios demolidos na cidade durante os séculos XIX e XX:



Um núcleo importante é o arquelógico, com um significativo espólio de escultura romana


Outro núcleo interessante que vimos foi o de elementode arquitectura, epigrafia e escultura dos séculos I-XVI




Dos núcleos que visitámos, não há dúvida que o mais importante é o de Pintura dos séculos XV-XVIII

Aqui vimos, entre muitas outras obras do séc. XV, quadros de Francisco Henriques


Frei Carlos


Grão Vasco


Álvaro Pires


Mas as consideradas mais importantes são
os retábulos flamengos do Altar-mor da Sé



e o tríptico de Gregório Lopes, cujo retábulo do Calvário está retratado na foto seguinte,

conjuntamente com um quadro de um pintor contemporâneo (Rui Macedo), de Évora, que tem uma série de obras de 2010 expostas neste Núcleo, associados ou não, aos outros quadros (dos séculos XV-XVIII).

Também nos retábulos do Altar-Mor da Sé (de onde foi retirado um para exposição no MNAA)estão integrados quadros deste pintor, tal como no conjunto mortas dos pintores do séc. XVII de Josefa de Óbidos (à direita) e Baltazar Gomes de Figueiredo (à esquerda),

em que no conjunto de 6 quadros os dois de baixo são de Rui Macedo.

De muitas das pinturas expostas daquele pintor seleccionei mais este quadro em que ele retrata com "realismo" as salas de exposição deste Núcleo.


Passámos então ao Núcleo da exposição dos "Primitivos Portugueses", que como atrás está evidenciado estão fortemente represetados no Núcleo de Pintura do Museu, e assim vimos, principalmente, quadros dos pintores do século XV atrás referidos.

As fotos seguintes, de quadros de Frei Carlos, têm a particularidade de mostrarem as reflectografias de infravermelhos, feitas aos quadros que integram a exposição dos Primitivos Portugueses.
Esta técnica, utilizada para apoiar a restauração dos quadros, mostra o desenho de preparação dos quadros previamente feita pelos pintores antes de pintarem os quadros.